

" ESCOLA - LUGAR ARQUITECTÓNICO PARA A CONSTRUÇÃO DO MUNDO"
O SUPER ARQUITECTO é uma oficina de arquitectura criada em 2009 por um colectivo de pessoas formadas em áreas diversificadas (arquitectura, urbanismo, paisagismo, ensino ou psicologia).
Trabalhamos a Arquitectura de forma pedagógica a fim de criar uma plataforma de interacção entre Arquitectos e cidadãos. Desta forma, o projecto desenvolve-se em colaboração com Escolas, ATL´s, Camaras Municipais e Juntas de Freguesia, Instituições, Associações, Museus, sob a forma de oficinas que tem o intuito de despertar a curiosidade e desenvolver o pensamento critico em relação à arquitectura e cidade em que a habitam, mostrando que tem a capacidade e direito de a mudar.
De entre as parcerias e trabalhos desenvolvidos destacamos as oficinas em conjunto com as escolas primárias e rede municipal de bibliotecas de Lisboa (que estiveram integradas no Plano Nacional de Leitura e Literacia em 2013), a oficina no Museu de São Roque, os dois anos de trabalho na Casa Atelier Vieira da Silva, as duas edições da Feira do Livro de Lisboa, algumas edições do Arquitecturas Film Festival e as oficinas de Arquitectura e exposição que realizamos em parceria com a Ordem dos Arquitectos de Lisboa.
LOCAL: Espaço Biblioteca
PARA: Professores
DURAÇÃO: 2h00 | Das 10h30 ás 12h30
LIMITE DE INSCRIÇÕES: 15 pessoas
ORGANIZADO POR: Super Arquitecto
Oficina de Arquitectura para Professores
DESCRIÇÃO DO TEMA
Escola é o estabelecimento de ensino, o conjunto formado pelo professor e discípulos, ou um sistema, método ou doutrina seguido por autor ou artista.
Este é o conjunto de significados que abre espaço para a descoberta formal e de conteúdos do edifício Escola. Que formas e lugares definem o espaço arquitetónico que tem como principal função o ensino ou aprendizagem?
Com a ideia que desenhar o arquétipo da escola é descobrir a arquitectura de um dos mais importantes pontos para observação do mundo, abrimos campo para o jogo formal:
"O que é uma Escola?".
ESTRUTURA DA OFICINA
Partimos de uma breve discussão sobre arquétipo do que é uma Escola.
Estudamos através diferentes critérios duas escolas-exemplo e (re)conhecemos esses critérios na arquitectura das escolas dos diferentes participantes, nas suas redes e contextos.
Começa assim o jogo arquitectónico onde se exploram formas e conteúdos e como essas relações e possíveis transformações influiriam na compreensão e construção do mundo.
Informações práticas: A oficina é aberta à informação trazida pelo participante dentro desta temática.
Objectivos:
Explicar a escola onde cada participante lecciona, a arquitectura do edifício, o contexto urbano e social em que se situa e as redes onde está inserida.
Através de uma compreensão conjunta explorar como as diferentes localizações e contextos orientam a escola e as relações entre os seus agentes.
Compreender qual a tipologia do edifício Escola e como isso estrutura e condiciona a aprendizagem/ensino, conhecimento e a sua divulgação.
Explorar como diferentes transformações arquitectónicas do edifício Escola olham o mundo lá fora.