SUSANA MENEZES

DIRECTORA ARTÍSTICA DO LU.CA TEATRO LUÍS DE CAMÕES 

Susana Menezes é directora artística do LU.CA Teatro Luís de Camões. Desde 2001 que faz programação artística para crianças e jovens, nomeadamente no Teatro do Campo Alegre, Artemrede - Teatros associados e nos últimos 12 anos no Teatro Maria Matos. É licenciada em Design de Produto pela ESAD. Realizou pós graduação no INDEG/ISCTE em Gestão Cultural nas Cidades. Lecionou disciplinas artísticas a diferentes níveis de ensino e desenvolve actividades de formação na área dos Serviços Educativos e programação artística para crianças em contexto formal e não formal, apresentando regularmente comunicações no contexto da sua área de trabalho.

CARLA ROSA

COORDENADORA DA EQUIPA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA DA DIRECÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO 

Estudou Realização Plástica do Espectáculo (bacharelato) na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde concluiu a licenciatura bietápica em Teatro - ramo de Design de Cena. Mestranda em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade de Lisboa.É professora do Ensino Artístico Especializado em Artes Visuais e Audiovisuais, desde 1999, tendo-se profissionalizado no âmbito das Técnicas Especiais, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Pertence ao quadro de nomeação definitiva da Escola Artística António Arroio. No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho desenvolveu e orientou, em Equipa Pedagógica, desde 2011, diversas parcerias no âmbito de projetos artístico-culturais, em contextos específicos, com instituições culturais e escolas, tais como: A Tarumba - Teatro de Marionetas, Companhia Nacional de Bailado, Teatro Maria Matos, Atelier-Museu Júlio Pomar, Música Antiga Associação Cultural, Teatro Nacional de São Carlos e Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Colaborou com a Direcção-Geral de Formação Vocacional. Desenvolveu projetos de dinamização de oficinas lúdico-pedagógicas na área das Artes Visuais, Expressão Dramática/Teatro, TIC e de Apoio ao Estudo com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Quinta Municipal do Paço do Sobralinho - Palácio do Sobralinho (grupos de risco), e na EB 1/JI da Quinta da Vala, em Alverca.Coordena, desde setembro de 2018, a Equipa de Educação Artística da Direcção-Geral da Educação, Ministério da Educação.


JORGE RAEDO 

DIRECTOR ARTÍSTICO DA LUDANTIA - BIENAL INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ARQUITECTURA  PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE


Jorge Raedó nasceu em Saragoça, Espanha, em 1969. De 1987 a 1993, estudou na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e na Università di Architettura-La Sapienza de Roma. De 1995 a 1999, estudou direção de palco e dramaturgia em Institut del Teatre Barcelona. De 1999 a 2001 colaborou com o diretor Joan Baixas.

Director Artistico da Ludantia, "Ludantia - I Bienal Internacional de Educação em Arquitectura para a Infancia e Juventude".Foi professor convidado de Visual Theatre no Institut del Teatre de Barcelona em 2006, e foi professor convidado no mestrado em "Arquitetura, Arte e Espaço Efémero" da Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Deu aulas de arte para crianças e adolescentes. Como um autor cênico, foi um diretor, dramaturgo, tradutor, figurinista, cenógrafo, gerente de palco e produtor. Ele trabalhou em eventos de texto, teatro visual, fantoches, ópera, obras multimedia e performances. Também desenvolve trabalho em pintura, fotografia, vídeo e arquitectura.


MARGARIDA BOTELHO

ARQUITECTA E MESTRE EM DESIGN E SEQUENTIAL ILLUSTRATION 


Margarida Botelho nasceu em Almada, em 1979. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/Ilustration pela Universidade de Brighton, desde 2005 que publica livros para o público infanto-juvenil onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros. Como acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social desenvolve experiências criativas com várias comunidades em diferentes contextos. Idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus em Portugal e noutros países. Criou com Mário Rainha Campos, o projeto ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI, em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste e em Cabo Verde. Tem sete livros publicados: "Os Lugares de Maria", "A Casa da Árvore", "A Coleção", "As Cozinheiras de Livros", "Eva/Eva", "Yara/Iara" e "Lya/Lia". Em 2015 foi nomeada pela DGLB candidata ao Prémio ALMA - Astrid Lindgren Memorial Award com o projeto ENCONTROS.


SUSANA GAUDÊNCIO

COORDENADORA DO SERVIÇO EDUCATIVO DA CASA DA ARQUITECTURA

Licenciada em Pintura (FBAUL). Mestre em Belas Artes (Hunter College. City University New York). Doutoranda (FBAUL) e membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (CIEBA) onde investiga sobre o tema "Máquinas de Imaginar: O Impulso Utópico na Arte Contemporânea". Desde 2017 coordena o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos. É docente no Mestrado de Artes Plásticas na ESAD, Caldas da Rainha.

Coordenou o Programa Educativo da Trienal de Arquitectura de Lisboa nas edições de 2010, 2013 e 2016, bem como o programa de voluntariado do Open House Lisboa entre 2012 e 2016. Coordenou o programa educativo da ExperimentaDesign 2011. fez a coordenação pedagógica do Itinerário Histórico do 25 de Abril, por ocasião das comemorações oficiais dos seus 40 anos.

Publicou, entre outros, o livro "Época de estranheza em frente ao mundoW" (2012, DOIS DIAS ed.); "Luz Perpétua" (2014, Fundação EDP); "Repertório: histórias e estórias de cartazes" (2016), publicação produzida no âmbito de "Your body is my body. Coleção de Cartazes de Ernesto de Sousa", Museu Coleção Berardo, Lisboa).

Comissariou a exposição "O princípio da Inércia" sobre o mote das revoluções coloridas, Pavilhão Branco, Lisboa (2012), "Viagens de livros. O livro de artista nos 25 anos da ESAD.CR", MiMO, Leiria (2015), a exposição "Páginas Inquietas: sobre documentos insubmissos", Espaço Mira, Porto (2016), e a exposição "O Espaço Entre Nós", mostra individual da fotojornalista Violeta dos Santos Moura, Espaço Mira, Porto (2018).


ANA TOSTÕES

PRESIDENTE DA DOCOMOMO INTERNACIONAL

Ana Tostões é doutorada, arquitecta, historiadora e crítica de arquitectura, presidente do Docomomo International e editora do docomomo Journal. Professora Catedrática e coordenadora do Programa de Doutoramento em Arquitectura no IST-Universidade de Lisboa. Foi professora convidada em universidades internacionais de referência.Arquitecta pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL,1982), concluiu o mestrado em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (UNL,1994) com a tese intitulada Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50 (FAUP Edições, 1997) e doutorou-se pelo Instituto Superior Técnico (IST-UL 2003) com a tese Cultura e Tecnologia na Arquitecta Moderna Portuguesa (Idade Maior, FAUP Ed., 2015, X Prémio BIAU 2016).

O seu campo de pesquisa é a história crítica e teoria da arquitetura contemporânea, com enfoque nas relações entre a modernidade Europeia, Americana, Africana e Asiática. Sobre estes assuntos, publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições e participou em júris, comités científicos e palestras em todo o mundo. Foi a investigadora responsável do projecto "Exchanging World Visions / Visões Cruzadas do Mundo", focado na arquitectura africana subsariana desenvolvida no período do Movimento Moderno, e é actualmente investigadora responsável do projecto "CuCa_RE: Cure and Care_the rehabilitation / CuCa_RE: Curar e Cuidar_a reabilitação", focado na reabilitação de estabelecimentos de saúde.Entre outros cargos, ocupou o cargo de assessora científica do IPPAR para o Inventário da Arquitectura do Movimento Moderno e foi Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos e da Secção Portuguesa da AICA. 


TIAGO GALO

ILUSTRADOR 

Tiago Galo é um ilustrador português baseado em Lisboa. Começou o seu trabalho como ilustrador colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em arquitectura na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2011 ganha o prémio de melhor banda desenhada na competição Amadora BD e em 2014 conclui o curso de Digital Art Director na Edit Creative School em Lisboa. Após alguns anos trabalhando como arquitecto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador. Actualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a National Geographic, Google, GQ e Financial Times.




ELISABETE XAVIER GOMES

PRESIDENTE DO CONSELHO DE DIRECÇÃO DA ESEI MARIA ULRICH 


Nasceu em Viseu, em 1972, onde estudou e residiu até à adultez. É Professora de Pedagogia na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, desde 2014, onde exerce também funções de direção. Foi Assistente na Escola Superior de Educação de Beja (1997-2006) e Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa (2010-2014). Doutorou-se em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (2011), com a tese "Perspetivar as cidades como espaços públicos de educação de crianças". Preocupa-se com a burocratização da educação e centra a sua investigação na análise de formas democráticas de vida pedagógica, na formação inicial docente e nas fronteiras entre educação e outros processos humanos complexos (vida nas cidades, política, arte e cultura).



JOAN VITÒRIA i CODINA
EL GLOBUS VERMELL 

COLECTIVO DE  BARCELONA QUE TRABALHA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM ARQUITECTURA

Colectivo de arquitectos criados em 2009 em Barcelona com o objectivo principal de capacitar as pessoas na construção de ambientes construídos mais saudáveis ​​e sustentáveis ​​através de três canais:

- Cultural (visitas guiadas, workshops, publicações, exposições ...)

- Social (participação cidadã, eventos ...)

- Projectual (design, projectos de construção e reabilitação sob os parâmetros da bioarquitetura)

Fazem parte do Projecto Educativo da cidade de Barcelona, ​​com o Compromisso do Cidadão com a Sustentabilidade e do Conselho Pedagógico de Inovação, também de Barcelona. Em 2012 receberam a Medalha COAC (Colégio de Arquitectos da Catalunha) em reconhecimento do seu trabalho.


ALEXANDRA PAIO

ARQUITECTA E INVESTIGADORA
FAB-LAB SERVIÇO EDUCATIVO
 


Arquitecta (UL, 1993), Mestre em Desenho Urbano (ISCTE-IUL, 2002) e Doutorada em Arquitectura e Urbanismo (ISCTE-IUL, 2011). Professora auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Coordenadora do Laboratório de Fabricação Digital - Vitruvius Fablab-IUL (2012-2018). Vice-Directora do Departamento em Arquitectura e Urbanismo (2016-2019) e Directora do Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos em Arquitectura Digital e Especialidade Arquitectura Digital (2017-2019). Participa e coordena workshops e formação contínua com apoio de empresas da indústria portuguesa, Câmaras Municipais e Escolas nas temáticas da fabricação digital e processos participativos. 



LINA VARELA

CHEFE DE DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO DA DIRECÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO

Lina Varela é Chefe de Divisão da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico na Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, com funções na área do desenvolvimento curricular. Recentemente tem colaborado no desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular e das Aprendizagens Essenciais dos ensinos básico e secundário.

Tem mestrado em Linguística e Didática do Português e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Português/Francês (FLUL). Foi orientadora de estágios pedagógicos e professora de Português e de Francês dos ensinos básico e secundário.Desenvolve trabalho na área da inclusão de migrantes e refugiados, tendo sido designada como representante do Ministério da Educação no Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia para as Migrações. É membro do Grupo de Trabalho relativo à Educação de Infância, da Comissão Europeia (Education and Training 2020).

Representa a Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação em vários projetos e grupos de trabalho nacionais e internacionais, relacionados com o ensino das línguas estrangeiras e do português língua não materna, o ensino do português no estrangeiro, a integração das comunidades ciganas, entre outros.