CURTA DE ANIMAÇÃO

ARQUITETURAS FILM FESTIVAL 2019 - CINEMA S.JORGE

Apresentação da Curta de Animação 

"O atelier do meu avô" por Tiago Galo | 8 Junho . 11 horas



A Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos é parceira da 7ª edição do Arquitecturas Film Festival ( 4 a 9 de junho no Cinema São Jorge, em Lisboa), dedicada ao tema "Human Nature". Pensado como uma problematização da relação entre o ser humano e a natureza, o tema pretende ultrapassar discussões sobre arquitectura e sustentabilidade, para tratar as questões mais urgentes sobre o espaço transformado, e ameaçado, pela acção humana, e também os desdobramentos dessa acção sobre a existência do homem.

No âmbito desta parceria, a Secção Regional do Sul apresenta uma curta-metragem de animação e co-organiza um atelier para crianças (a 8 de junho, 11h), para os quais estão abertas inscrições.

A curta-metragem, realizada pelo arquitecto e ilustrador Tiago Galo, chama-se "O Atelier do Meu Avô" (Portugal, 3', 2019): como se trabalha num atelier, se planeia uma casa, uma rua ou uma praça. Um arquitecto tem de pensar em muitas coisas para que as casas em que habitamos e trabalhamos sejam confortáveis e bonitas. 
A realização da curta-metragem de animação resultou de uma parceria entre a Secção Regional do Sul e a família do arquitecto José Luís Amaro. Trata-se ainda de uma homenagem ao arquitecto José Luís Amaro pela sua filha Érica Lopes e pelo seu neto Gabriel.

Segue-se o atelier para crianças. Conduzido por Tiago Galo, chama-se "Vamos fazer crescer uma cidade" (90'). Por intermédio de desenhos e recortes, vão ser construídas casas, ruas e parques para depois crescerem como cidades através da realização de uma pequena animação em stop-motion.

O atelier é destinado a crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, com um limite de 15 inscrições.


Inscrições | Atelier para crianças

Programação Arquitecturas Film Festival


Dia 16 Fevereiro, inserido no 1º Seminário PuEmA- Por uma Educação em Arquitectura foi apresentado o trailer da curta-metragem de animação «O atelier do meu avô» da autoria do Tiago Galo - Ilustrador.

Esta curta metragem foi feita em homenagem ao arquitecto José Luís Amaro.
A curta metragem vai ser lançada brevemente no Cinema São Jorge em 2019, uma parceria Arquiteturas Film Festival Lisboa e OASRS.


Saber mais sobre ilustrador aqui